top of page
Buscar

Museu Parque Histórico de Carambeí lança game RPG Imigrantes pelo 7.º Prêmio Darcy Ribeiro

Texto: Ascom Parque


A premiação permitiu a instituição investir em ações de educação museal e criar o aplicativo RPG Imigrantes


Durante o ano de 2022 foi desenvolvido um aplicativo RPG Imigrantes. Um jogo de celular na modalidade de RPG Solo | foto divulgação

O museu Parque Histórico de Carambeí participou da 7.ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro. A premiação lançada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) é destinada a instituições culturais para práticas e ações de educação museal. Entre os inscritos foram pré-classificadas 55 instituições que passaram para a segunda fase e o Parque Histórico figurou entre os dez primeiros colocados, ocupando o 8.º lugar.


O Núcleo Educativo do Parque Histórico recebeu R$10 mil reais que foram aplicados na criação e execução de atividades educativas. O museu foi contemplado na premiação no ano de 2019, para executar o projeto no ano de 2020. Devido ao período pandêmico as atividades aconteceram no ano de 2022.


“A execução do trabalho dependia apenas de fatores externos, uma vez que as atividades destinadas ao público escolar aconteceram presencialmente. A exceção do RPG Imigrantes que lançaremos no mês de fevereiro foi estruturado em 2022”, expõe Lucas Kugler, historiador e coordenador do Núcleo Educativo.

O projeto Parque nas Escolas foi inscrito no Prêmio Darcy Ribeiro, com as seguintes atividades: Teatro de Sombra Wayang, Preservar para Crescer, Fotografia e História, RPG Imigrantes e Mapa do Patrimônio. Todas as ações foram pensadas para o público escolar.


Teatro de Sombras Wayang é uma ação educativa que foi aplicada no mês de outubro de 2022, apresentada para 60 crianças. O cenário do teatro fica no piso superior da Casa da Memória, primeira ala do museu. Desenvolvido para o projeto o Teatro de Sombras Wayang se tornou uma ação que permanecerá no cardápio de atividades do Núcleo Educativo.


Preservar para Crescer apresenta práticas sustentáveis e aborda a história ambiental da formação dos Campos Gerais do Paraná. Os participantes montaram terrários que ilustram o conceito de meio ambiente. A ação contou com a participação de 233 estudantes.


Cinco escolas da Rede Municipal de Ensino participaram do Mapa do Patrimônio, esta ação envolveu maior número de participantes. Contou com um inventário participativo onde a comunidade é protagonista no reconhecimento de seus patrimônios diversos. Os professores receberam uma capacitação para junto com seus alunos inventariarem os patrimônios da cidade, apontando a diversidade cultural e a pluralidade de sujeitos históricos que fizeram parte da formação do território de Carambeí.


Fotografia e História foi a única ação apresentada no plano que não teve adesão, devido ao próprio interesse de agendamento das escolas. No entanto, os tópicos de fotografia e história foram abordados nas mediações do museu quando os grupos passavam por mostras fotográficas expostas na instituição.


Durante o ano de 2022 foi desenvolvido um aplicativo RPG Imigrantes. Um jogo de celular na modalidade de RPG Solo (roleplaying game), o jogador vivenciará a história da imigração holandesa em Carambeí sendo um dos personagens fictícios apresentados na brincadeira. O jogo lançado no mês de fevereiro, deste ano, terá acesso gratuito por um link do site institucional ou na Playstore do Google.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page