Texto: Ascom Parque Histórico de Carambeí
A herança cultural dos imigrantes holandeses e alemães é representada no evento pascal realizado pelo museu
O museu Parque Histórico de Carambeí resgata tradições da celebração pascal dos imigrantes e organiza uma programação especial para receber o público. A divertida caça aos ovos pelo jardim do museu será no domingo de Páscoa, dia 9 de abril, como era de costume nas casas da colônia Carambeí.
Zoek de Eieren (caças aos ovos) é uma tradicional brincadeira trazida pelos holandeses e alemães, o Parque Histórico trabalha na difusão e preservação dessa prática. No domingo de Páscoa as crianças até 10 anos que visitarem o museu poderão caçar ovos, não precisará inscrição prévia. A atividade será no período vespertino.
“Como fizemos em outras edições, faremos a caça aos ovos em três momentos: às 14h, às 15h e às 16h. A Vila Histórica, será o espaço destinado para as crianças de 6 a 10 anos brincarem. O Jardim, em frente à Casa da Memória, estará reservado para menores, até 5 anos. Em ambos os espaços haverá um mediador supervisionando a atividade, para que somente as crianças possam participar e se divertir”, explica Lucas Kugler, historiador e coordenador do Núcleo Educativo do museu.
O público que visitar o museu no final de semana comemorativo conhecerá outra tradição de origem alemã, as árvores decoradas com ovos que fazem menção a herança cultural cristã.
“Celebrando a Páscoa, o Parque também contará com árvores secas decoradas com ovos e espalhadas pelo espaço museal. O osterbaum é uma tradição germânica que veio junto com os imigrantes alemães para cá. Existe uma simbologia nos ovos coloridos que representam a vida e a ressurreição de Cristo. Vale lembrar também, que a Páscoa, no hemisfério norte, ocorre na entrada da primavera após um longo inverno rigoroso, o que acabou refletindo na decoração das vegetações, onde galhos secos são enfeitados com ovos coloridos”, relata o historiador.
Serviço:
O Parque Histórico de Carambeí abre para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. O ingresso para visitar o museu é R$30,00. A meia entrada, no valor de R$15,00 é destinada a professores, estudantes e doadores de sangue. Crianças até 10 anos e pessoas acima de 60 anos são isentas da taxa. Mais informações e agendamento de grupos pelo telefone 42 98433 – 4639.
Comments