top of page
Buscar

Museu Parque Histórico abre inscrição para Oficina prática ‘História com Sabor e Tradição’

Texto: Parque Histórico de Carambeí


Workshop de cozinha com história apresentará as dinâmicas culturais em torno do alimento



A Semana de Patrimônio do museu Parque Histórico de Carambeí acontecerá entre os dias 15 e 18 de agosto. Neste período, a instituição contará com uma programação especial e a entrada para visitação será gratuita.


No dia 18 de agosto, das 14h às 16h, acontecerá a oficina ‘História com Sabor e Tradição’ ministrada por Felipe Pedroso, historiador e curador no Parque Histórico. Felipe é pós-graduado em Gastronomia Internacional e desenvolve pesquisas e exposições voltadas ao campo da história e cultura da alimentação. A atividade que integra a programação do evento é destinada a todos os públicos. As vagas são limitadas e as inscrições estão disponíveis pelo https://forms.gle/F5ZM7HeCTrhYW54u9 .

“As pessoas que visitam o museu e o Koffiehuis Confeitaria e Restaurante eventualmente questionam sobre a cultura e presença indonésia na cidade. Com a realização de uma oficina prática, explicarei de forma muito saborosa o contexto histórico desta presença e os significados de dois pratos Indonésios praticados entre os imigrantes e descendentes que se estabeleceram em Carambeí”, relata.


Pedroso, comenta que o curso apresenta conceitos e métodos da matriz culinária indonésia. “Essa é uma forma de transmitir esse conhecimento, apresentar a cultura alimentar desse grupo, mas também de proporcionar uma imersão gustativa na exuberante cozinha do sudeste asiático”.


Para finalizar, conta que as tradições alimentares de grupos imigrantes, as transformações culturais sofridas no processo de deslocamento e os ingredientes inseridos nessa nova realidade tornam a gastronomia local mais dinâmica, diversa e repleta de influências.

“Patrimônio alimentar refere-se às tradições culinárias e alimentos associados a uma determinada cultura. A imigração tem importante papel nessa herança, foi este intenso processo migratório que introduziu e ainda introduz novos sabores, aromas e diferentes práticas alimentares na região dos Campos Gerais”, expõe o curador.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page