top of page
Buscar

Parque Histórico lança visita virtual na Semana Nacional de Museus

As vagas para participar da mediação são limitadas e as inscrições são antecipadas



Entre os dias 18 e 21 de maio o Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, fará mediações virtual pela Casa da Memória. A ação integra a programação do museu para a 19ª Semana Nacional de Museus, será gratuita e realizada mediante inscrição antecipada feita pelo e-mail agendamento@aphc.com.br.


Desde 2017 o museu busca democratizar o acesso e romper as barreiras geográficas por meio de exposições virtuais que ficam hospedadas no site institucional (https://www.aphc.com.br/exposicoes/), com a pandemia do Coronavírus em março de 2020 as ações foram intensificadas.


A mediação virtual é um projeto que a equipe da instituição vinha discutindo a implantação e a realização da Semana de Museus incentivou colocar em prática. “Em conformidade com o tema da 19ª Semana Nacional de Museus, O futuro dos museus: recuperar e reimaginar, o Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí preparou uma visita virtual mediada em tempo real para grupos agendados. A atividade lançada no evento museal, porém há planos para que ela se torne uma atividade fixa”, comenta Lucas Kugler, historiador e coordenador do Núcleo Educativo do Parque Histórico.


A mediação virtual possibilitará ao público que não conhece o Parque e a aqueles que já visitaram tantas vezes, mas não conhecem a história de Carambeí, visitar o museu e conhecer a tradição dos imigrantes por meio da narrativa dos mediadores.


A ação reproduzirá o atendimento que é realizado aos grupos que são agendados com antecedência. Não há restrição para participar, mas os grupos serão formados conforme as características dos inscritos para facilitar a linguagem aplicada. “A mediação virtual visa apresentar o museu e a história da imigração holandesa em Carambeí conforme as exposições contidas na Casa da Memória, onde se localiza a primeira ala museal do Parque Histórico.

A mediação é livre para todas as faixas etárias, mas será pensada conforme o perfil do público”, como explica o historiador.


As são vagas limitadas, os inscritos receberão um link para participar em tempo real por meio da plataforma do google meets, o tempo de duração será de aproximadamente 1h, cada grupo será composto por no máximo 40 pessoas e os participantes poderão interagir.

bottom of page