É isso mesmo que você leu no título, a famosa torta holandesa, carro-chefe e de presença confirmada na maioria dos cardápios das confeitarias é 100% brasileira.
Tá, eu sei, ficou confuso, mas vamos explicar.
Apesar do nome, a receita foi criada por uma brasileira moradora de Campinas (SP) há mais de 30 anos.
E de simples manteiga, ovos, creme, bolachas e várias pitadas de criatividade nasceu uma das tortas favoritas em todo Brasil.
Tá, mas porque torta holandesa e não torta brasileira, torta verde e amarelo, torta tupiniquim? Simples, a história de vida dela foi o que fez a escolha do nome.
Em 1989, Silvia morou na Inglaterra, e por lá foi governanta para uma família, advinha, holandesa.
Na propriedade havia muitas frutas, o que fazia ela se inspirar e criar algumas receitas, como geleias. Quando voltou ao Brasil decidiu se aventurar na confeitaria e como lançamento escolheu a Torta Holandesa em homenagem à família.
Mas e no Frederica’s Koffiehuis?
Por aqui, também há a torta holandesa que tem a tradicional receita, mas com aquele toque da Frederica, uma imigrante de holandeses que foi além e criou mais duas versões da original: trufada e de maracujá.
E claro, as receitas inovadoras, de família e de criação própria, muitas vezes inspiradas na culinária holandesa, fazem parte do cardápio.
Comments